Crianças autistas têm experiência de terapia com cães do Bope em Macapá.

0
7

Atividade Terapêutica com Cães em Macapá

Crianças autistas participaram de uma atividade terapêutica com cães do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar (PM) do Amapá nesta sexta-feira (28). A iniciativa ocorreu no Canil do Bope, localizado no Comando Geral da PM, no bairro do Beirol, na Zona Sul de Macapá.

Benefícios da Cinoterapia

Segundo Mário Coimbra, coordenador de reabilitação do Creap, a atividade chamada de cinoterapia promove diversos benefícios, como a saúde física e mental dos pacientes. Os benefícios são percebidos através de:

  • Contato e troca de afeto
  • Sensação de bem-estar e conforto
  • Estimulação sensorial física e emocional

Esses fatores auxiliam na terapêutica que as crianças já realizam no Creap diariamente.

Participação de Crianças com Síndrome de Down

A atividade também contou com a participação da pequena Daniela, de 1 ano, portadora da Síndrome de Down. Sua mãe, a fonoaudióloga Valquíria Câmara, destacou a importância do momento:

“O projeto, ele é muito importante porque ele traz uma vivência diferente e estimula muito a criança, no desenvolvimento geral dela […] é um momento que essas crianças dão o melhor de si.”

O Projeto Melhor Amigo

A ação faz parte do projeto Melhor Amigo, iniciado em 2019, mas que foi interrompido em 2020 devido à pandemia de Covid-19. Com o fim das medidas restritivas, a cinoterapia com as crianças autistas foi retomada em 2023.

De acordo com Lino Medeiros, capitão do canil do Bope, a intenção é que as atividades se tornem mais frequentes ao longo do ano, com a periodicidade sendo definida pelos profissionais de saúde. Ele afirma: “A ideia é permanecer numa constante esse trabalho”.

As atividades do último dia 28 foram realizadas em colaboração entre o Creap e o Bope.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here